No dia 05 de novembro, a FASA aderiu a “Campanha IT'S NOW! É agora! Mobilização que promove o 5N, que é uma alusão ao dia 5 de novembro, data utilizada como marco para convocar pessoas, organizações e comunidades a envolverem-se em uma “Cadeia de Ação Climática Global” e tornar as ações cidadãs conhecidas, exigindo dos governos e autoridades que assegurem um planeta seguro para as gerações atuais e as futuras, nesta data a juventude também se posicionou sobre as questões climáticas. Esta campanha está entrelaçada com a COP 26 que aconteceu em Glasgow, na Escócia.
Com mensagens de alerta e urgência sobre questões climáticas a serem discutidas na COP26, a equipe da FASA mostra cartazes com frases que trazem à tona reflexões sobre como as mudanças climáticas precisam ser feitas agora para que as consequências climáticas não sejam piores no futuro. Além disso, os colaboradores receberam mudas de ervas medicinais e aromáticas como símbolo e estimulo a práticas que podem contribuir com mudanças de hábito e assim tornar o nosso planeta um lugar melhor para todos, como, por exemplo, o cultivo de hortas em residências e plantio de árvores.
Confira as fotos do evento:
A FASA E O DIA DA ÁRVORE
Felicidade = propósito = conexão com a natureza = cuidar do nosso Planeta, nossa casa comum.
A ação de comemorar o Dia da Árvore, 21 de setembro, surgiu como resultado da construção coletiva da Agenda da Felicidade da Fundação Antônio dos Santos Abranches – FASA, há sete anos. A equipe escolheu algumas ações que iriam aumentar a integração no local de trabalho e assim nos trazer mais momentos felizes, como, por exemplo, alimentação saudável (criamos o lanche coletivo com frutas), instalação de um espaço agradável para refeições (criamos a “Sala de Convivência VIVER BEM ) e aproximar mais a natureza de nossos dias ( iniciamos a comemoração do Dia da Árvore). A árvore é um símbolo forte que representa o pulmão e vida no Planeta. Então, escolhemos reverenciar e comemorar o Dia da Árvore, 21 de setembro, como oportunidade para reflexão e sensibilização da necessidade de cuidado com o meio ambiente.
A cada 21 de setembro, a celebração ganha corpo com programações gratuitas voltadas para à conscientização e sensibilização para as questões de preservação da natureza. É um dia bem movimentado com ações abertas ao público em geral, desenvolvidas no campus da Universidade Católica de Pernambuco, a saber:
1. Distribuição gratuita de mudas de árvores, hortaliças e ervas medicinais;
2. Oficinas de Hortas Orgânicas para Pequenos Espaços;
3. Oficinas de Chás Medicinais;
4. Oficinas de Ecologia - Criando uma minifloresta: confecção de terrários;
5. Oficinas de Ikebana: arranjos de flores, a natureza segundo os orientais;
6. Exibição de filmes – o Sal da Terra – sobre o ambientalista e fotógrafo Sebastião Salgado;
7. Exposição fotográfica com alunos da Unicap sobre o tema Árvores
No primeiro ano, apenas distribuímos mudas de árvores e ervas medicinais, para o público em geral e para os alunos, funcionários e professores da Universidade Católica de Pernambuco. Nos anos seguintes, ampliamos as nossas ações e nos deparamos com um grande desafio: queríamos plantar árvores perto de nosso local de trabalho e não tínhamos espaço, estávamos ao redor de concretos, prédios, avenidas etc. Esta foi a lição mais dura. Mas com nossa criatividade, conseguimos um espaço para cultivar um Ipê dentro do campus da Unicap, na frente da sede da FASA, e começamos a realizar atividades que podiam ser levadas como experiências de integração da natureza em nossas vidas, inclusive para dentro dos lares das pessoas.
Com a pandemia, a comemoração do Dia da Árvore em 2021 se deu de forma diferente. No dia 21 de setembro, a Fundação Antônio dos Santos Abranches aderiu à campanha #It´sNow que tem como objetivo “promover a conscientização sobre as mudanças climáticas e a ameaça que elas representam para o futuro da humanidade e busca mobilizar organizações da sociedade civil, empresas, governos e pessoas para dar visibilidade a milhares de ações climáticas de alto impacto”.
Desejamos que esta campanha tenha sucesso e que possa ajudar a transformar nossa realidade fazendo com que ações positivas ajudem a harmonizar as questões climáticas, pois quem mais sofre com as enchentes, secas e vendavais, ou seja, com os desequilíbrios climáticos, são os mais pobres. Então, equilibrar o nosso ecossistema é uma forma de realizar a justiça social e com isso levar prosperidade para os povos.